Com o aumento das chuvas em alguns períodos do ano as infiltrações tendem a ser mais visíveis, causando um aspecto visual ruim. Porém o visual não é o que mais preocupa na hora de se observar as infiltrações.
Problemas de Projeto
Em alguns casos os problemas podem ser identificados já na elaboração e aprovação dos projetos, pois nem sempre quem executa os projetos vai até o local onde será realizado a obra o que se torna grave, por exemplo, quando existe um terreno natural em desnível com a obra, se não for previsto ali algum sistema de desvio do curso natural do lençol freático daquele terreno a água se acumulará no muro que será construído, acarretando em infiltrações.
Problemas de Execução
Ao se contratar a equipe de execução, deve-se sempre procurar o profissional responsável pala obra (engenheiro ou arquiteto). Este profissional que ficará responsável por verificar se o projeto possui alguma falha e os serviços executados pela equipe de obra.
Se o projeto não tiver estabelecido quais os cuidados que devem ser seguidos, é na hora da execução que o responsável determinará qual será o procedimento que deverá ser adotado, qual material que será utilizado e o levantamento do custo desse serviço.
Se caso não for tomadas as providências na hora da execução, não haverá mais o que fazer, mais cedo ou mais tarde elas vão aparecer e os reparos, pode ter certeza, causarão um custo e um transtorno maior que o desejado.
Qual o custo desses cuidados?
Em fase de projeto, os levantamentos de mão de obra e material ficam entre 2% e 4% do valor total da obra, considerando um projeto residencial de 200 m². Agora se ignorado alguns itens básicos como rufos, calhas, impermeabilização de lajes e banheiros, o custo dos reparos podem chegar até 10% da obra.
Preocupações além do visual
Os problemas da infiltração não param simplesmente no visual deteriorado da estrutura, mas também pode comprometer sua durabilidade, diminuindo a resistência da edificação ao longo do tempo deixando a estrutura fraca. Em situações onde possui armação (ferragem) o problema ainda é mais grave, pois a água gera oxidação da ferragem diminuindo a resistência de um elemento de maior importância para aquela estrutura.
As infiltrações quando surgem em ambientes internos que ficam grande parte do tempo fechados, podem gerar ácaros, que são uma das causas das reações alérgicas, desenvolvendo doenças respiratórias prejudiciais a saúde.
Então, todo cuidado é necessário.
Como evitar as infiltrações?
Se você vai construir ou reformar, a primeira coisa é solicitar a um profissional que verifique seu projeto e que acompanhe a sua obra evitando falhas construtivas que podem gerar vários tipos de patologias a construção.
Se você já possui um imóvel e percebeu que já estão aparecendo algumas infiltrações lá, não se preocupe! O quanto antes você intervir melhor e menos custoso será.
Se ficou alguma dúvida você pode nos mandar uma mensagem e tentaremos esclarecer da melhor forma. Se tem algum assunto que você gostaria que eu escrevesse aqui deixe nos comentários e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam ter acesso a informação.
Márcio Silva dos Santos – Eng° Civil
Macre Engenharia e Consultoria
